O festival para honrar a vitória do bem sobre o mal!
28 de fevereiro a 9 de março de 2024!
Os balineses celebram a vitória do dharma (bem) sobre o adharma (mal) por dez dias. Nestes dias vestem suas melhores roupas tradicionais para assistir às orações do templo com suas famílias e trazem oferendas para compartilhar e desfrutar depois de orar. É um dia para se lembrarem da longa linhagem de seus ancestrais e da bela história da qual fazem parte. Os balineses reconectam-se e renovam seus votos de compromissos. Todos os templos locais são muito lotados e coloridos em Galungan, um belo momento para observar a parte mais fascinante da cultura espiritual de Bali. As datas mudam porque são definidas pelo calendário Pawukon de 210 dias. O dia de abertura é marcado pelo festival de Galungan, que celebra as divindades que descem à Terra, e o dia de encerramento é Kuningan, que simboliza as divindades que ascendem aos céus novamente.
(Photo The Lembongan Traveler)
Os templos e casas são decorados com características coloridas e com altos postes de bambu chamados "penjor". Os penjors mais altos simbolizam montanhas que são consideradas os melhores lugares para orações por estarem mais proximos dos céus e dos deuses.
Photo Aliciacdavies
As mulheres trazem frutas nas suas cabeças em cestos para dar suas ofertas, o que torna uma cena verdadeiramente espetacular. O feriado é de maior importância cultural, e é mais do que uma festa domiciliar com verdadeiros amigos e parentes próximos se reunindo.
By Dayu
Espíritos dos parentes falecidos voltam para visitar as suas antigas casas e os balineses têm a responsabilidade de serem hospitaleiros e acolhedores com os seus antepassados através de orações e oferendas em toda a sua casa.
O último dia da celebração é chamado Kuningan, quando eles deixam a terra e voltam aos céus.
Photo Antara
Vários dias próximos ao dia de Galungan e Kuningan têm nomes especiais e são marcados pela organização de atividades específicas. Galungan começa na quarta-feira de Dunggulan, a 11ª semana do calendário pawukon de 210 dias. Isso significa que há duas celebrações por ano (cada uma com aproximadamente 7 meses de intervalo). Todas as escolas em Bali estão fechadas por 2 semanas devido aos feriados.
3 dias antes – Penyekeban – Cozimento de bananas para oferendas. As famílias iniciam os preparativos para Galungan. “Penyekeban” significa “o dia de encobrir”, pois este é o dia em que as bananas verdes são cobertas em enormes potes de barro para acelerar o seu amadurecimento.
2 dias antes – Penyajaan – Confecção de Jaja (bolos de arroz frito) para oferendas.Marca um momento de introspecção para os balineses e um momento para fazer os bolos de arroz balineses conhecidos como jaja. Esses bolos coloridos, feitos com massa de arroz frito, são usados em oferendas e consumidos no Galungan.
1 dia antes – Penampahan – Sacrifício de porcos ou frango para festas. Na véspera de Galungan, porcos e galinhas são abençoados e abatidos cerimonialmente para fazer comida para Galungan, incluindo Lawar, uma espécie de salada picante.
1 dia depois - Manis Galungan - Visitando a família. Este dia é dedicado a passar tempo com a família e visitar familiares que moram em outras partes de Bali. As estradas estão movimentadas porque muitas pessoas viajam e visitam pontos turísticos juntas - ou seja, fazem uma viagem de um dia juntas aos jardins botânicos de Bedugul.
10 dias depois de Galungan - Kuningan - Orações, oferendas - os espíritos retornam ao céu. Após o período Galungan, os espíritos e ancestrais falecidos deixam suas casas e retornam. Divindades hindus, incluindo Sang Hyang Widi, o Deus Supremo, também visitam para dar bênçãos a todas as pessoas da terra.
11 dias depois - Manis Kuningan – Diversão.Este é o dia seguinte a Kuningan, onde as pessoas passam o tempo com a família e entes queridos, principalmente em sua cidade natal. Não há cerimônias religiosas durante este dia, mas você pode ver as festividades das pessoas comemorando o resto do feriado e as folgas com seus amigos e familiares.